GEPLAM

GEPLAM

Grupo de Estudo e Planejamento de Aulas de Matemática:

Nosso grupo de pesquisa iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2012 e conta com docentes e pesquisadores da UFSCar e de outras instituições brasileiras; alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Sorocaba, professores da rede pública e mestrandos do PPGECE (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) e PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional)



Para saber mais aqui.

Calendário

Os encontros ocorrem toda sexta-feira das 16:30h às 18:00h. Maiores informações: paulooliveira@ufscar.br

Estrutura:

    Boa parte das pesquisas desenvolvidas no GEPLAM, leva em conta a relação que o aluno estabelece com o saber nas interações com os colegas e com o professor, sob um determinado contexto escolar. Segundo Souza (2011, p.17), para Bernard Charlot “a relação com o saber é a relação com lugares, pessoas, atividades, etc., em que se aprende”. Mais do que uma definição descritiva o que é interessante para Bernard Charlot, segundo Souza (2011, p.17-18); é quais questões a noção da relação com o saber permite enfrentar. Uma delas que converge com os trabalhos desenvolvidos no GEPLAM “é que o homem nasce inacabado. A educação é o movimento pelo qual a criança se hominiza, se socializa, entra em uma cultura; e se singulariza, torna-se sujeito. Isso tem muitas consequências”.




    Saiba mais
Imagem do pátio central da UFSCar